Bem vindo ao nosso blog! Sinta-se em casa...

sexta-feira, 28 de julho de 2017

DUVIDAS BÍBLICAS: Que tipo de pecado é para Morte, mencionado em 1João 5:16?

A dúvida que você tinha e a resposta que procurava!

Que tipo de pecado é para Morte, mencionado em 1João 5:16? (4)

Vejamos o contexto do que João está escrevendo, vs. 14 e 15, ele afirma: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve...” João está se dirigindo à comunidade cristã falando sobre a importância dos cristãos orarem uns pelos outros, especialmente quando um deles cai em pecado. Dito isso, ele dar um exemplo específico de oração. Ele explica em que circunstâncias ela pode ser eficaz. “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore...”.
Uma vez que João não define um pecado particular que resulte inevitavelmente na morte, é provável que esteja aqui se referindo a um tipo de pecado que certamente produzirá a morte. Conquanto seja verdade que todo pecado, se nele se persistir, levará à morte (Ezequiel 18:4 e 24; Tiago 1:15), há uma diferença no grau de pecado que trará um homem próximo da morte. Os pecados cometidos por aqueles que estão genuinamente ansiosos de servir a Deus, mas que sofrem de uma vontade fraca e fortes hábitos, são muito diferentes daqueles pecados que são deliberadamente cometidos em desafio imprudente e deliberado contra Deus. É mais a atitude e o motivo que determinam a diferença do que o ato do pecado em si. Neste sentido há distinções de pecados. Os pecados dos quais logo houve arrependimento e perdão, são pecados não para morte. Mas quando há recusa em arrepender-se torna certa a morte final.
Isto não significa que não devemos continuar a orar por aqueles que se desviaram do caminho da justiça, ou que nunca se entregaram ao Salvador. Mas João está mostrando que é inútil orar pelo perdão de um pecador enquanto ele se recusa a arrepender-se de seu pecado. Até a próxima pergunta...
               

Pr. Eraldo Gueiros

domingo, 23 de julho de 2017

DUVIDAS BÍBLICAS: O que a Bíblia fala sobre meninos evangélicos usarem brincos?

A dúvida que você tinha e a resposta que procurava!

O que a Bíblia fala sobre meninos evangélicos usarem brincos? (3)

Para quem gosta de textos objetivos, a resposta é que a Bíblia não diz que é pecado homem usar brinco. Tanto homens como mulheres usavam brincos nos tempos da Bíblia. E mesmo hoje em dia, dependendo da cultura, o brinco não é necessariamente um adorno feminino.
Se essa pergunta fosse feita até os anos 80, o brinco ainda não havia se tornado moda para homens aqui no Brasil, apenas para aqueles que assumiam a homossexualidade.

O homem cristão antes de decidir usar deve considerar 2 fatores:
1- A sua motivação: Porque usar? Qual o benefício prático pra sua vida? É interessante observar que não existem recomendações na Bíblia para o uso dos homens, mas existem para as mulheres que são s usuárias tradicionais. Em 1Pe.3:3,5 é dito, especialmente as mulheres casadas, que “o enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos... Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus...”. O princípio cristão é que esses enfeites não fossem usados com a motivação da sensualização e vaidade excessiva. Vale a reflexão: Qual a motivação que boa parte dos homens usam?
2- É a reação social: O que representa para as pessoas a sua volta o uso de brincos nos homens? Em Rm.14:21 é dito: “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.”. Temos uma responsabilidade muito grande em dar um bom testemunho em nosso ambiente social para que não sejamos obstáculos ao evangelho. O missionário quando vai ao campo se esforça para viver de acordo com a cultura e costumes locais. Todos somos missionários onde estamos.

Considere esses fatores e decida pela sua consciência.  
Até a próxima pergunta...  

Pr. Eraldo Gueiros

quarta-feira, 19 de julho de 2017

DUVIDAS BÍBLICAS: O que a Bíblia diz sobre Tatuagens e Piercings?

A dúvida que você tinha e a resposta que procurava!

O que a Bíblia fala sobre tatuagens?


Antes de apresentar o único texto bíblico específico sobre esse assunto, preciso dizer que esse tema nunca foi questionado pelo povo de Deus  no Velho e no Novo Testamento.
Tatuagem nunca fez parte do adorno, da estética ou da vaidade do povo de Deus. 
A tatuagem surgiu na história com os povos pagãos e idolatras. 
Era fácil identificar o povo que seguia o Deus de Israel de um não seguidor, porque ele provavelmente teria tatuagens. 
Os espíritos muitas vezes exigiam dos povos politeístas que os adoravam, que tatuassem seus corpos com símbolos de suas divindades. 
Deus nunca mandou seu povo se tatuar! 
A origem da tatuagem é religiosa e por isso vemos Deus, desde o início, proibindo o seu povo de marcar o seu corpo: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor". (Levítico 19:28
Quando essas pessoas se convertiam, escondiam suas tatuagens de vergonha, porque era uma marca do seu passado
Paulo nos diz: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1Corintios 10:31) 
Se Deus nunca mandou tatuar isso nunca poderá ser feito com o pretexto de glorificar a Deus!  
Não se esqueça, seu corpo também pertence a Deus. Sua liberdade é limitada: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Coríntios 10:23).
Siga a sabedoria de Deus e você não se arrependerá quando a moda passar...
Até a próxima pergunta...

Pr. Eraldo Gueiros

Se você possui uma dúvida e precisa da resposta, mande sua pergunta para o Whatssap da Igreja e a resposta será publicada nos próximos boletins!
81.995233055 - PERGUNTA

domingo, 16 de julho de 2017

DUVIDAS BÍBLICAS: O dízimo deve ser dado do líquido ou do bruto?

 A dúvida que você tinha e a resposta que procurava!

Resultado de imagem para pessoa pensandoO dízimo deve ser dado do líquido ou do bruto? (1)

O conceito do dízimo nunca mudou, porque a Bíblia o apresenta como mandamento perpétuo (Lv.27:34), o homem não pode mudá-lo.                     
Dois textos são fundamentais para o nosso entendimento:                         .          .              1- Em Lv.27:32 nos diz: “No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.”  
Moisés declarou que tudo que o passar debaixo da vara deve ser dizimado. Ele não citou caso a caso cada criação que os homens tinham, ele generalizou: tudo! 
Se uma pessoa possui mais de um tipo de trabalho, ela deve dizimar de tudo que ela faz!  
2- Em Ml.3:10a também nos diz: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro...”. Malaquias fala do dizimo no plural, dando a ideia de totalidade de tudo quanto eles produziam. 
Os descontos que existem nos contra cheques, fora os impostos, são normalmente benefícios que foram contratados já com desconto em folha, igual a qualquer outro serviço ou produto pago em carnê. Não faz sentido descontá-los do dízimo e calcular apenas o que sobra o valor liquido! 
O valor determinado por Deus para ser trazido ao altar do Senhor é 10% de tudo. Nem menos nem mais! 

Pr. Eraldo Gueiros

Se você possui uma dúvida e precisa da resposta, mande sua pergunta para o Whatssap da Igreja e a resposta será publicada nos próximos boletins!
81.995233055 - PERGUNTA

domingo, 2 de julho de 2017

Balanço da Vida: Saldo Aprovado ou Negativo? Pr. Eraldo Gueiros

VAMOS FECHAR PRA BALANÇO?


Resultado de imagem para fechado pra balançoEssa é uma expressão muito comum entre os comerciantes no final do ano e todos nós sabemos o que isso significa! 
Muitas vezes usamos essa ideia para nossas próprias realizações.
Mas quando estamos tratando de uma vida, é benéfico esperar até o final do ano para fazermos um balanço? 
O que poderá ainda ser remediado no final do ano? Nada! 
Hoje é um bom dia de fazermos esse balanço! 
Um semestre já se passou e o segundo dia de julho acaba de começar. Hoje é o dia de você parar e analisar: 
Onde cheguei? O que produzi? O que perdi? O que ainda tenho pela frente? O que ainda pode ser refeito? 
A expressão de Paulo a Timóteo nos diz: “Procura apresentar-te a Deus obreiro aprovado...” (2Tm.2:15). Isso implica claramente na responsabilidade que temos diariamente diante de Deus! 
Você está aprovado hoje como pai? Mãe? Irmão? Filho? Profissional? Levita? Líder? Pastor? Empresário? Estudante? 
Há uma expectativa de Deus sobre nós... mais Ele não espera até o final do ano para lhe analisar! Ele avalia você todos os dias!                   
O texto bíblico também deixa claro que não seremos aprovados sem esforço... "procura..." é a expressão de Paulo! 
Sacrifícios são necessários para que não tenhamos nada em nossas vidas que possam nos envergonhar diante de Deus. 
Esse é o alvo: Sermos aprovados por Deus!
Por isso os balanços são sempre necessários. Hoje é um tempo oportuno para analisarmos a nossa caminhada cristã, fazermos correções necessárias e nos prepararmos para o novo semestre que se inicia!  
Que o Senhor lhe presenteie com uma excelente semana de balanço com saldo positivo diante de D'Ele!

Pr. Eraldo Gueiros