Bem vindo ao nosso blog! Sinta-se em casa...

sábado, 28 de junho de 2014

Igreja cheia significa verdadeira conversão? Pr. Eraldo Gueiros


O “crente” Zaqueu!

Por Rev. Eraldo Gueiros

Recentemente ouvir essa frase: “Estamos vivendo um avivamento no Brasil. Nunca poderíamos imaginar ver a construção de templos para 5 e até 10 mil pessoas”.
Não há dúvidas que esse fato nos impressiona! Mais será que toda essa aparente receptividade ao Evangelho pode ser considerada positiva?
Isso me fez lembrar de Zaqueu. Olhe para ele sem preconceitos, e analise a sua atitude em relação a Jesus:
Lc.19 diz Zaqueu era um homem importante e de muitos compromissos.
No vs.1 diz que ao Jesus entrar na cidade, ele desejou ver a Jesus. No vs.6 diz que ao Jesus se oferecer para ir n sua casa, ele o recebeu com alegria. O vs.7 diz que apesar de toda a resistência social, Zaqueu permaneceu firme em hospedar Jesus em sua casa. 
O que encontramos aqui?
Zaqueu possuía interesse por Jesus, alegria em recebe-lo e até determinação. Mais por nenhuma dessas atitudes ele foi elogiado por Jesus.
Somente no vs.9, quando Zaqueu reconheceu o seu pecado, se arrependeu e se comprometeu a mudar de atitude é que Jesus o elogiou. 
O que aprendemos com essa experiência?
A salvação jamais poderá ser medida por números. Igreja cheia de pessoas com disposição de louvar pode nos parecer muito bom, mais poderá não ter nenhuma validade para Deus.
A salvação é medida pela evidência de transformação de vida. Igrejas cheias de pessoas que continuam vivendo sem compromisso são como crentes Zaqueu. Tem muita qualidade aparente, mais sem, transformação.
Precisamos de crentes quebrantados pelos seus pecados, arrependidos e se esforçando para mudarem suas vidas. Isso sim é um avivamento. É isso que eu quero pra mim e para minha igreja.
E você?   

Rev. Eraldo é formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte; em Licenciatura pela FATER; é psgraduado em Missões Urbanas pelo SPN; em Formação de Obreiros pelo CET; em Missões Transculturais pela Escola Mundial de Missões.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como ouvir o Espírito Santo! Atos 13:3 - Pr. Eraldo Gueiros

“Enquanto adoravam ao Senhor e Jejuavam, disse o Espírito Santo”. At.13:2

Por Rev. Eraldo Gueiros

Eu creio na presença, no poder e na ação do Espírito Santo!
Eu não consigo enxergar nenhuma ação de Deus na vida do cristão em que o Espírito não esteja diretamente envolvido.
Eu creio que é Ele quem nos convence do pecado, nos ilumina para entender a Palavra, coloca Fé em nosso coração, e nos conduz na vida cristã todos os dias.
Quem para de ouvir e sentir a presença do Espírito morre, porque sem ele não somos nada!
Hoje eu vejo com alegria e preocupação muita gente desejando ouvir o Espírito Santo. Porque alegria?
Porque esse tem de ser o desejo de crente! Porque preocupação então?
Porque tem muita gente dizendo que está ouvindo o Espírito, sem estar!
Não se ouve o Espírito Santo de todo jeito, a qualquer hora, em sobre assuntos qualquer!
Quando lemos At.13:2 vemos que o Espírito falou diante de um clima totalmente satisfatório. Os discípulos estavam em comunhão e intimidade com Deus!
Sem essa atmosfera é impossível ouvi-Lo!   


(Rev. Eraldo é pastor efetivo da IPJA há mais de 12 anos, é professor de Missões do Centro de Educação Teológica do Recife; é Secretário Sinodal de Missões da Igreja Presbiteriana do Brasil) 

domingo, 15 de junho de 2014

Não faça Missões! Atos 8:4 - Pr. Eraldo Gueiros

Não faça Missões!


Você se surpreendeu com essa frase? Mais eu estou falando sério! Não faça Missões! O pastor é quem está dizendo!
Missões não é uma atividade religiosa da igreja, não é um passa tempo, não é uma programação temporária, não é estágio, não é uma estratégia jovem, não é para pessoas selecionadas ou poliglotas, não é para gente ociosa sem ter o que fazer, nem é um esforço para converter pessoas!
Se você acha ou aprendeu que missões é alguma dessas coisas, eu lhe digo: Não faça isso! Isso não é Missões!
Em Atos 8:4 lemos: “Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem”. Aqui aprendemos o que é Missões!
Eles foram dispersos por causa da perseguição. Ela veio como resultado da pregação. O inimigo tentou impedir que esses crentes continuassem a pregar em Jerusalém. Só que o tiro falhou! Eles foram dispersos e saíram pregando por onde passavam. Missões estava dentro deles!!
A conclusão é óbvia: Missões é um jeito de viver, a serviço de Deus todos os dias. Não deve ser feito como uma atividade! 
Missões é uma ação espontânea de quem ama a Deus e compartilha esse amor! Portanto, não faça Missões, VIVA A OBRA MISSIONÁRIA TODOS OS DIAS!!!!
Rev. Eraldo Gueiros


sábado, 7 de junho de 2014

O que Deus espera de você? Rev. Eraldo Gueiros

O que Deus espera de você?

Por Rev. Eraldo Gueiros

Essa semana me dei conta que boa parte das pessoas fazem essa pergunta na hora que se convertem: “O que Deus quer de mim?; O que interesse Deus pode ter?
Com certeza, não é que você comece a fazer parte de uma igreja! Congregar em uma igreja não é plano de Deus, é uma necessidade de qualquer cristão!
Os planos de Deus tem haver com uma razão de existir e de continuar vivo!
Quando Deus decidiu que um dia você iria nascer, é porque Ele havia definido um projeto que justificava a sua existência.
Como você nasceu em pecado e distante de Deus, primeiro era necessário que você se convertesse, para depois começar a viver esse projeto! Essa é a razão de você ter nascido e de continuar vivo!
Se um convertido não está vivendo esse projeto, sua vida não tinha sentido antes, e continua não tendo sentido agora. Só que antes o pecado impedia, agora é a desobediência e a ingratidão que o impede!
Uma das frases mais impactantes que conheço é: Um cristão que não vive para servir, não serve para viver!
Um dia alguém lhe pregou o evangelho, porque descobriu o projeto da vida dele. Descubra o projeto de Deus na sua vida!
Pr. Eraldo no Campo Missionário em Lagoa do Carro
Venha participar de um de nossos cultos na Igreja Presbiteriana do Jordão Alto em Recife. Nesse mês de junho estaremos abordando de forma mais profunda essas reflexões!